Bem Estar

08-03-2011 15:45

 

Todos os seres que co-existem na biosfera do nosso planeta dependem de ecossistemas – do grego oikos casa + systema (σύστημα) – preservados para sobreviver. Ecossistemas são conjuntos articulados e organizados de comunidades de seres que vivem e interagem em determinada região e de fatores que atuam sobre essas comunidades.

Os fatores que geram as mudanças ambientais globais causam alterações nos ecossistemas e a perda de biodiversidade. Eles colocam em risco os comunidades de seres vivos e, em especial, afetam as condições de vida dos seres humanos no que diz respeito às gerações presentes e futuras. 

 

Embora se perceba relativa melhora na qualidade de vida de uma parcela da população do planeta, presenciamos profundas alterações nos ecossistemas. Essas alterações se devem principalmente ao aumento das demandas por alimentos, água, fibras e energia, que são comercializados.

Com a crescente perda de cobertura vegetal e a diminuição e/ou contaminação dos corpos líquidos, o planeta tem perdido biodiversidade. Perdemos também a capacidade de perceber que necessitamos dessa biodiversidade para nosso bem-estar.

 

 

SAIBA MAIS – Leia mais sobre extinção e biodiversidade nos artigos de Veiga e Ehlers; e de Garcia.