Luzes apagadas em prol do meio ambiente

26-03-2011 11:39

Luzes apagadas em prol do meio ambiente 

 

 "Neste sábado, das 20h30m às 21h30m, pessoas do mundo inteiro podem, num ato simbólico, apagar as luzes e aproveitar a Hora do Planeta para pensar sobre a importância da conservação. No Brasil, a mobilização para o evento é grande: 98 cidades, e 1.514 empresas e organizações já confirmaram adesão."

 

 

 

Apagar as luzes por pelo menos uma hora pode não estar nos planos de todos, mesmo que seja para uma reflexão sobre a questão ambiental e os desafios impostos pelo aquecimento global. Mas, ainda assim, há muitas pessoas que tentam ajudar o planeta retirando um carregador de celular da tomada, desligando equipamentos domésticos durante a noite e até mesmo aproveitando o ventinho da natureza, em vez de aparelhos de ar condicionado.

Para o ambientalista Carlos Gondim, a questão da energia elétrica é um problema global e essa iniciativa de desligar as luzes pelo menos uma hora no ano vem chamar a atenção da população e, de certa forma, conscientizar aqueles que desperdiçam. “Nós sempre devemos equilibrar o consumo, mesmo com tantos recursos naturais que temos em nosso Estado”. Gondim acrescentou que devemos repensar com cautela quando se trata de impactos ambientais. “Todo nosso aspecto ambiental deve ser levado em conta. A população vem crescendo e devemos buscar várias fontes de energia, despertando a consciência de todos”. (Diário do Pará)

"Esta é a terceira edição do evento, promovido pela Rede WWF, e terá uma homenagem às vítimas das enchentes na Região Serrana do Rio, e do terremoto e da tsunami que devastaram a costa nordeste do Japão no dia 11 de março. Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes. Este ano, 13 novos países aderiram à mobilização. As manifestações da Hora do Planeta começam na madrugada de sábado, na Oceania.

No Rio, a partir das 19h, nos Arcos da Lapa, haverá um show das baterias da Mangueira, Portela, Grande Rio e União da Ilha. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o prefeito Eduardo Paes participam do evento e, às 20h30m, apagarão simbolicamente as luzes da cidade. Na prática, ficarão às escuras Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Igreja da Penha, Castelinho da Fiocruz, Monumento aos Pracinhas e Arcos da Lapa, que pela primeira vez na história ficará sem iluminação. Empresas e organizações participam incentivando clientes e funcionários, e apagando luzes de algumas fachadas."

 Fonte: G1, adaptada.