Empresas preocupadas com o meio ambiente

26-06-2011 18:00

 

 

Implementar ações sustentáveis dentro das organizações tornou-se um desafio para gestores e uma necessidade cada vez maior para o planeta

 

 

Para se destacarem no mercado, as empresas investem não só em produtos e serviços, mas também em ações sustentáveis. Crescer economicamente sem prejudicar o auto-sustento das futuras gerações virou uma necessidade e um desafio para muitos gestores. Além disso, a preocupação com o meio ambiente tornou-se um diferencial competitivo, pois elas são bem vistas no mercado, são valorizadas pelos consumidores, geram economia, são mais competitivas, geram confiança perante os investidores, seus colaboradores trabalham mais satisfeitos, entre outras vantagens.

 

Por essas razões, as empresas estão mais preocupadas em preservar os recursos naturais. Contudo, alguns administradores ainda têm dúvidas na hora de implementar ações sustentáveis na empresa. Falta conhecimento sobre a questão, mas isso está começando a mudar com a nova geração.

 

Apesar disso, muitas empresas já entenderam o recado e passaram a desenvolver ações sustentáveis. Não é à toa que o Brasil alcançou este ano a marca de cinco mil empresas certificadas com a Norma ISO 14001, selo dado às empresas que praticam ações que priorizam a qualidade ambiental nas organizações. Quando os gestores internalizam práticas ambientais e repassam essa preocupação para seus públicos – funcionários, clientes, fornecedores, entre outros – a gestão ambiental surte efeito positivo e é reconhecida pelos consumidores.


As ações sustentáveis podem ser implementadas em empresas de todos os tamanhos. Quem tem dúvidas, pode contar com a consultoria de instituições especializadas no assunto. O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, por exemplo, ajuda as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável.

 


A consultoria é bem vinda, mas a empresa que quer ser reconhecida por suas práticas sustentáveis precisa de um gestor ambiental que desenvolva e execute essas ações. Adotar técnicas não-poluentes visando diminuir os efeitos da poluição e da geração de resíduos, participar de projetos de tratamento, armazenagem e reciclagem do lixo, planejar a drenagem da água da chuva, instalar tetos solares para captar energia e promover programas de educação ambiental para funcionários são algumas ações que os gestores podem desenvolver em suas empresas.

 


A grande maioria das Instituições de Ensino Superior já incluiu nas grades dos cursos de Administração disciplinas voltadas para a gestão ambiental. Além disso, existe hoje no país o curso superir de tecnologia em Gestão Ambiental.

Contudo, o aluno que quiser aprofundar o assunto pode, ainda, optar por cursos de pós-graduação na área. Essa é uma área da Administração que vem crescendo muito e a demanda por profissionais com esses conhecimentos é grande. Portanto, nós administradores, temos participação fundamental nesse processo. É nosso papel atuar como negociadores, mostrando as vantagens dos investimentos em ações de responsabilidade sócio-ambiental empresarial e promovendo um diálogo entre executivos, gestores, governo e sociedade.

 


Adm. Sebastião Luiz de Mello

Presidente do Conselho Federal de Administração (CFA)